Por que devo me capacitar?

Essa é a pergunta de muitos profissionais sobre a importância de fazer cursos, depois de conquistar seu espaço no mercado de seguros, com um nome reconhecido com sua corretora e seus funcionários. Porém, é indispensável lembrar que o setor está em constante mudança, ainda mais somado com a instabilidade financeira do país e com o desenvolvimento da internet como canal de novos negócios.

É preciso considerar essas transformações, mas também é necessário levar em consideração que cursos e palestras podem diferenciar o corretor como profissional no mercado. “Hoje no Brasil há 65 mil corretores de seguros, por isso a atualização e a profissionalização colocam o profissional à frente de seus concorrentes. Para isso, existem cursos das seguradoras, dos Sincor’s e também os de especialização da Escola de Seguros”, ressalta a psicóloga e consultora especializada em seguros, Andresa Pugliesi.

Além dos cursos específicos para o ramo de seguros, é preciso também que o corretor que tem seu próprio negócio, se capacite em outras áreas, para saber gerenciá-las e assim fazer sua corretora crescer. “É sempre importante lembrar que é preciso fazer cursos técnicos, mas também cursos comportamentais, como por exemplo, de RH, de como cuidar do seu capital humano”.

Para Andresa, é vital que o corretor de seguros procure outras áreas de atuação, que saia do trivial do setor e encontre outros nichos tão ou mais rentáveis que o seguro de automóvel. “Com tantos ramos de seguros que o país tem, com quase 90, é também de suma relevância sair do auto e se especializar em outros ramos específicos como, por exemplo, riscos de engenharia e transporte”.

Tão significativo quanto fazer os cursos, participar de palestras, é praticar o aprendizado no dia a dia do seu negócio. “Aplicar de verdade e não esquecer o material na gaveta, e também deixar os funcionários se atualizarem, inclusive com cursos online, para que todos da corretora tenham foco e cresçam juntos”, finaliza a psicóloga e consultora especializada em seguros, Andresa Pugliesi.

 

Leia também: Prepare-se, capacite-se: seja um empreendedor nato

Conteúdos que você também pode gostar