Panorama de Benefícios Corporativos no Brasil

A Consultoria Mercer Marsh Benefícios (www.mercermarshbeneficios.com.br) divulgou a 28° pesquisa anual, realizada em 2017, dando um panorama geral dos benefícios corporativos oferecidos no Brasil.

Esta é a maior e mais abrangente pesquisa do mercado. Com a participação de 690 empresas de diferentes segmentos da economia, das quais 66% faturam mais de R$ 100 milhões por ano e empregam cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Dados Gerais

Do total de 690 empresas pesquisadas, cerca de 386 empresas são multinacionais e 304 nacionais, contando todos os escritórios de matriz e filiais.

Os principais segmentos de atuação em Benefícios Corporativos no Brasil, concentrando 68% das empresas pesquisadas são:

10%

  • Bens de consumo não duráveis: Alimentos, Bebidas, Higiene, Limpeza, Cosméticos

8%

  • Tecnologia, Informática, Software

7%

  • Automobilística, Automotiva, Auto-Peças

6%

  • Química;
  • Máquinas e Equipamentos

5%

  • Energia Elétrica, Petróleo (Combustíveis e Derivados), Sucroenergético;
  • Mineração, Siderurgia e Metalurgia;
  • Farmacêutica e Similares

4%

  • Construção Civil, Naval, Pesada, Engenharia;
  • Auditoria, Consultoria, Seguros e Corretagem;
  • Varejista;
  • Instituições Financeiras

Os segmentos de: comunicação, informação e entretenimento; Prestação de Serviços Empresariais; Transporte e Logística; Saúde; Educação e Treinamento; Telecomunicações; Agricultura, Pecuária e Fumo; Papel, Celulose, Madeira; Bens de consumo duráveis como Eletrônicos, Eletrodomésticos, Brinquedos; Plástico, Borracha e Vidro; Embalagens; e outros não listados somaram os demais 32% restantes.

Geografia

Há maior concentração na região sudeste, com 49% das empresas pesquisadas. A região nordeste figura com 19% da distribuição geográfica, seguida pela região sul com 15%, Centro-Oeste com 10% e Norte com 7%.

Benefícios

Uma curiosidade interessantíssima dessa pesquisa é que ela considerou pela primeira vez outros tipos de benefícios. Um dado que salta aos olhos é que 80% das empresas pesquisadas oferecem algum tipo de flexibilidade no trabalho e 53% oferecem algum tipo de benefício de bem-estar e wellness adicionais aos tradicionais planos de saúde, odontológico e vida.

Veja a distribuição por tipo de benefícios oferecidos aos colaboradores no quadro:

Assistência Médica

De acordo com a pesquisa, os contratos que prevalecem são com a modalidade de pré-pagamento. O modelo de pós-pagamento é utilizado por 14% das empresas que possuem um número maior de vidas. Abaixo cenário dos tipos de contrato x distribuição de números de vidas:

Entre as empresas que fornecem o benefício de assistência médica as seguradoras são utilizadas em 46% das empresas, conforme abaixo:

De acordo com a pesquisa, aumentou o número de empresas que passaram a adotar a coparticipação nos últimos 3 anos, saltando de 47% em 2014, para os atuais 66%.

Os valores médios de coparticipação variam em torno de 20 a 25% na maioria dos casos, mas o quadro da consultoria mostra como é essa distribuição nos principais segmentos.

Os gastos das empresas com o benefício de assistência médica pós-emprego para os funcionários aposentados também aumentaram. Cerca de 44% das empresas possuem aposentados inscritos no plano.

Segundo a consultoria, “O valor per capita do plano de saúde de um ex-empregado aposentado é de R$ 929,00 representando 189% a mais do que o valor referente a um empregado ativo, o que impacta diretamente na sinistralidade dos contratos.”

Observem as características desses dados no quadro:

A pesquisa foi bem abrangente e trouxe dados de outras modalidades de benefícios, como assistência odontológica, seguro de vida em grupo e outros modelos de benefícios oferecidos pelas corporações que responderam a pesquisa.

Algumas coisas interessantes surgiram, como uma maior abrangência de apoio à diversidade dentro das empresas.

Para acessar a pesquisa disponibilizada pela consultoria, clique aqui.

Os dados coletados nesta pesquisa traçam um panorama do consumo de benefícios corporativos na atualidade e ajudam também com informações relevantes do mercado de Benefícios e aos corretores de seguros.

 

Boas Vendas!

 

Leia também: SINCOR-SP lança Câmara de Mediação e Conciliação