O que a tecnologia pode fazer pela gestão de sua corretora de seguros

Pensar em gestão sem ajuda da tecnologia nos tempos atuais é extremamente retrógrado. Isso porque há tantos meios simples, com baixo ou nenhum custo direcionados aos mais diversos segmentos, que é praticamente impossível ficar sem uma opção neste sentido.

E, para as corretoras de seguros não é diferente.

Vejamos neste artigo, os principais aspectos que um sistema para corretoras de seguros pode influenciar e ajudar na gestão de sua empresa.

Quais fatores considerar ao se falar de gestão ágil e eficaz?

gestao-corretora-de-seguros

A gestão feita com excelência envolve alguns fatores básicos. Estes aspectos devem ser levados em conta em qualquer empresa que busque resultados. Vamos mostrar, principalmente, ações a serem tomadas dentro de empresas do ramo de corretoras de seguros.

Veja alguns destes fatores e como a tecnologia ajuda a elaborar ações dentro de uma gestão de bons resultados:

1) Fixar metas: premissa básica para a gestão da qualidade é a determinação de objetivos a serem alcançados pela companhia. Sem um rumo claro e uma meta factível a empresa fica à mercê do acaso.

Com metas, as equipes têm clareza de onde se quer chegar e dos avanços ocorridos. Deste modo, os gestores e executivos da empresa poderão medir o desempenho das áreas e das ações realizadas.

No caso de corretoras de seguros, é fundamental que a empresa tenha metas no que tange ao seu faturamento, quantidade de novos clientes, novos produtos de seguros no portfólio, adesão a outros serviços das seguradoras etc.

Um sistema adequado para o negócio da empresa permitirá uma melhor visualização de informações úteis para a averiguação de desempenho perante as metas fixadas. Esta visualização pode ser através de gráficos, relatórios e comunicados à equipe que, com a tecnologia empregada de maneira adequada; serão feitos de modo ágil, simples e rápido.

2) Organizar finanças: a organização financeira de qualquer tipo de empresa é primordial para a sobrevivência da mesma. É primordial que a empresa controle seus gastos, receitas e ativos.

No caso das corretoras de seguros, ter um sistema que entenda a dinâmica financeira de uma empresa deste segmento, é um grande passo para a gestão financeira excelente. Isso porque, os profissionais que alimentam os dados deste sistema e tecem análises (sejam analistas, gestores ou o próprio empresário), o farão de maneira menos trabalhosa e terão recursos mais assertivos para suas necessidades.

3) Analisar pontos e situações críticas: realizar estudos e análises para identifica possíveis crises, gargalos ou situações que sacrifiquem a empresa é necessário em uma gestão que busca resultados.

Nas corretoras de seguros é ideal analisar frequentemente as tendências, iniciativas da concorrência, sinistralidade dos planos, problemas nas relações com clientes empresariais e pessoais, custos dos produtos etc.

Com a possibilidade de realizar análises mais claras e confiáveis através de um sistema de gestão, a percepção de problemas iminentes ou recorrentes é maior.

4) Identificar oportunidades: monitorar constantemente tendências e novas oportunidades de mercado é importantíssimo para o crescimento da competitividade em corretoras de seguros, assim como em outras empresas.

Para não perder o timing destas informações, o gestor e as equipes devem estar atentos às mudanças, hábitos e necessidades dos prospects, movimentação dos concorrentes e novidades.

Como a tecnologia pode ajudar nesta questão:

Um sistema de gestão deixará os dados dispostos de maneira mais transparente e organizada para os analistas ou empresários tomarem decisões de modo mais confiável e, muitas vezes, inovar, investir e até mesmo, arriscar em novos mercados, serviços e produtos.

É sempre importante considerar a possibilidade do sistema de gestão ajudar realmente em todas as áreas antes de contratá-lo.

Verifique também se o software é realmente focado no atendimento de suas necessidades e se as informações estarão acessíveis online, a qualquer momento, de qualquer lugar.

 

Leia também: Como controlar o fluxo de caixa de sua corretora de seguros de forma ágil e segura

Conteúdos que você também pode gostar