Franquia de corretora de seguros: como entrar rápido no mercado

Umas das maneiras mais seguras para se iniciar um empreendimento é investir em negócios que já dão certo e são bem-sucedidos, não é mesmo? E a maneira mais rápida e eficiente de se fazer isso é abrindo uma franquia. Mas será que uma franquia de corretora de seguros funciona da mesma forma?

O franchising ou mercado de franquia, tão comum atualmente, ganhou potência no Brasil na década de 80 e com o tempo foi se estruturando e amadurecendo. Grande parte desta organização e desenvolvimento no Brasil deve-se à criação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 1987. Com o objetivo de estimular e auxiliar todas as partes envolvidas neste processo, a entidade é uma importante aliada do setor. A última pesquisa divulgada por eles revelou que, mesmo com as dificuldades enfrentadas na pandemia, o setor de franchising registrou um faturamento de R$ 185 bilhões em 2021.  

E assim, este modelo onde o proprietário, ou seja, o franqueador, concede direito de uso de sua marca ou patente a um investidor, o franqueado, é cada vez mais uma opção para aqueles que desejam empreender. 

Presente nos diversos segmentos do mercado e espalhadas pelo mundo todo, as franquias são modelos testados que garantem a padronização tanto dos processos quanto dos produtos oferecidos. É o que todo cliente busca e espera encontrar quando procura uma franquia. Os serviços oferecidos nas franquias do McDonald’s ou nas inúmeras lojas da Cacau Show, por exemplo, são iguais em qualquer lugar do mundo. 

Quais são os benefícios de uma Franquia de corretora de seguros?

Quais são os benefícios de uma Franquia de corretora de seguros?

Para conseguir manter este padrão, ao adquirir uma franquia, o franqueado obtém conhecimento e aplica todo o modelo de gestão, operação e divulgação da empresa franqueadora, além de receber todo o suporte necessário. É a mesma coisa em uma franquia de corretora de seguros. Os corretores ou donos de corretoras que desejam empreender de forma virtuosa e efetiva devem levar em consideração a afinidade que possuem com o assunto e a qualidade e profissionalismo que envolve ser uma franquia.


Trabalhar com uma marca que já está estabelecida no mercado, e realizou todos os tipos de pesquisas que envolvem seu produto, é uma vantagem para quem está começando na área. O iniciante parte já conhecendo o perfil de seus clientes e com toda a estratégia de marketing montada. Escolhas como logo, design, público alvo, localização, divulgação, já terão sido testadas e aprovadas pela empresa franqueadora. Essas análises de dados, essenciais para se atuar no mercado, serão fornecidas para o franqueado.

O corretor, que opta por se dedicar a uma franquia de corretora de seguros, está com a parte mais arriscada de se iniciar um projeto do zero planejada. Por isso, esteja altamente orientado e capacitado para executar o padrão de qualidade exigido pela franqueadora. É preciso manter a confiança dos clientes nos produtos e saber quais são as autonomias possíveis de se ter dentro de uma marca que não é sua. Uma destas responsabilidades é que, mesmo dentro de algumas limitações, o franqueado possui, por exemplo, independência jurídica e financeira em relação à empresa franqueadora. 

Quais são as principais desvantagens de uma Franquia de corretora de seguros?

Quais são as principais desvantagens de uma Franquia de corretora de seguros?

Primeiro para que não haja problemas entre a franquia e a franqueadora, identifique qual é o seu perfil, evitando assim divergências que comprometam seu trabalho e a credibilidade da marca. Corretores com perfil empreendedor tem maior facilidade em se adaptar os modelos de uma franquia de corretora de seguros. Tenha em mente que você terá pouca flexibilidade de inovar e estará em contato constante com o franqueado. O bom desempenho e a credibilidade da marca demoraram anos para se consolidarem. Agora, este padrão de gestão será administrado por você e pela sua equipe. Para replicar este modelo, muitas regras devem ser seguidas e o franqueador faz checagens frequentes. Nenhuma alteração pode ser feita sem a aprovação da empresa e a comunicação entre as duas partes deve ser contínua. A marca não é sua. Evite problemas que possam refletir no seu desempenho.

 

Quero apostar no meu próprio negócio. Por onde começo?  

Agora se você está iniciando e quer administrar a sua própria marca, você precisa se preparar. Colocar as próprias ideias em ação não é tão fácil quanto parece e uma assessoria de seguros irá te auxiliar desde a parte comercial, ao atendimento ao público, até com cursos de atualizações e produtos do mercado. Para viabilizar do zero uma corretora de serviços, é necessário ser um bom administrador e dominar todas as estratégias de mercado. Sem as informações corretas, a rentabilidade da sua empresa pode não ser a que você tanto esperava. Confiar em uma assessoria é assegurar a qualidade de seus serviços.

As assessorias prestam serviços especializados onde o principal objetivo é o suporte ao corretor. Ter este apoio é fundamental, pois elas fornecem auxílio de maneira constante em diversos tipos de situações. Agem como intermediárias do contato do corretor com as seguradoras.


Fique atento ao mercado

O sistema Moltrio Insurance oferece soluções de tecnologia para corretoras de seguros de todos os portes, desde a captação, gestão e análise de desempenho de carteira de negócios, até fluxos do pipeline de vendas.

O software SAAS da Moltrio Tecnologia tem todas as ferramentas que uma corretora precisa para acompanhar o sucesso da sua empresa. Você observa e registra tudo em tempo real, 100% online. Indicadores como CRM de vendas, CRM de pós-venda, gestão de corretagem, co-corretagem e repasses de colaboradores com conta-corrente de vendedores, além dos KPIs básicos como produção e renovações. Aqui o suporte é completo para todas as áreas de sua corretora e ainda há funcionalidades adicionais para corretoras de saúde, como gestão de crônicos, absenteísmo, históricos de reajustes e ferramenta de concierge. Fale conosco e descubra como nosso atendimento personalizado é a solução para os problemas da sua empresa. Agende uma demonstração gratuita. https://www.moltrio.com/demonstracao

Acompanhe a agenda de eventos do setor

Se você gostou desse conteúdo sobre franquia de corretora de seguros, Aproveite todas as oportunidades de networking para trocar experiências práticas da profissão participando e se inscrevendo nos eventos do setor. Veja aqui o que aconteceu em Agosto de 2022.

Caso você perca algum evento ou deseje rever alguma live, acesse as redes sociais das entidades e procure pelo conteúdo desejado. Alguns vídeos continuam disponíveis depois da transmissão.

Conteúdos que você também pode gostar

Principais fontes de notícias do mercado de seguros para acompanhar
19 de junho de 2024
O mercado de seguros está...
Entenda a importância do pós-venda
10 de agosto de 2023
No mundo dos negócios, é...
Como as softs skills de sua equipe impactam no desempenho da sua empresa
12 de dezembro de 2022
Adquirir conhecimento faz parte da...
Simulador de plano de saúde: é necessário no site?
22 de julho de 2022
Os meios digitais se tornaram...
4 estratégias para captar leads para corretores de seguros
3 de maio de 2022
No processo de vendas existem...
Vale a pena vender plano de saúde suplementar?
9 de março de 2022
O principal objetivo ao elaborar...