Simulador de plano de saúde: é necessário no site?

Os meios digitais se tornaram a principal forma de realizar vendas e, principalmente as captações de leads para corretoras de seguros. Ter um site não é opcional, é requisito mínimo para fornecer as principais informações sobre contatos e produtos da empresa. 

Um site com informações detalhadas sobre produtos, com fluxo de informações bem elaboradas, considerando a jornada do cliente é como deixar sua empresa aberta 24 horas, captando leads a qualquer hora. Uma ferramenta comum em alguns sites de corretoras é o simulador de plano de saúde, no qual é possível realizar uma cotação automatizada com base em alguns dados básicos, servindo como referência para o lead avaliar as opções disponíveis para seu perfil.

Existem alguns elementos que todo site para corretoras de seguros precisa ter, como transmitir confiança, além de possuir conteúdos alinhados à estratégia de marketing digital da corretora. Alguns elementos imprescindíveis são a inclusão de CTAs (as chamadas para ação), gatilhos mentais, quebras de objeções (ou seja, ser bonito e funcional), sem conteúdos longos e estar hospedado em um bom serviço de hospedagem. 

O que é um simulador de plano de saúde?

O que é um simulador de plano de saúde?

O simulador é uma ferramenta que realiza a cotação aproximada do valor de planos de saúde, e fica disponível para acesso nas páginas de corretoras, funcionando de maneira automática, sem a intervenção direta de um corretor. Ele funciona apenas com base em algumas informações essenciais para a contratação do plano, como idade, número de dependentes e a forma de contratação do plano, se pessoa física, individual/familiar ou empresarial. Os simuladores não captam dados pessoais, ou seja, ele não necessita de informações particulares do cliente, não utilizando dados qualitativos.

 

Outro recurso de um simulador de plano de saúde é a comparação de preços entre planos de diferentes operadoras de saúde, além de mostrar as diferentes opções de planos de cada operadora. 

 

Os simuladores, como o próprio nome já o define, uma vez inserido em sites não não tem o objetivo de fornecer informações detalhadas, como o tipo de cobertura, a abrangência e qualidade da rede credenciada, valores de coparticipação e serviços adicionais oferecidos em cada plano. Ele serve para realizar uma análise prévia das opções disponíveis no mercado, guiando a decisão do prospect antes de realizar o contato com o corretor e consequentemente a contratação. 

 

Independente do simulador inserido no site ser da própria corretora, ou alguma ferramenta contratada, considere sempre o custo benefício para o possível lead.  Como o mercado de planos de saúde é bastante dinâmico com frequentes consolidações e também frequentes suspensões de planos de saúde por parte da ANS, a corretora deve avaliar bem o prazo de validade das informações dos simuladores e se os mesmos estão devidamente atualizados com o conjunto básico de informações que deseja disponibilizar.

Além disso, há outras variáveis além dos dados básicos que podem alterar os valores e surpreender o lead em um contato posterior. Como o simulador é uma ferramenta de simulação, ele nunca fornecerá muitas informações. 

 

A decisão do simulador aberto no site ser uma ferramenta simples é intencional: ao não fornecer a descrição completa dos planos ofertados, é necessário entrar em contato com um corretor para ter acesso às informações, entretanto também pode frustrar os possíveis prospects que possam ter a expectativa de uma contratação imediata sem ter que depender do contato com o corretor.

 

Vale a pena utilizar um simulador de plano de saúde no site da sua corretora?

Vale a pena utilizar um simulador de plano de saúde no site da sua corretora?

Apesar de haver algum impacto positivo do uso de um simulador de plano de saúde no site da sua corretora, ao contrário do que se pensa, ao permitir a simulação de valores dentro do site também pode gerar algumas dificuldades ou controvérsias, tais como:

 

  1. Necessidade de manter o simulador atualizado: como sabemos, o mercado de planos de saúde é bastante dinâmico, e novas opções surgem constantemente, enquanto outras são retiradas. Além disso, há flutuação nos valores e condições comerciais, gerando a necessidade de atualizações constantes da ferramenta, de forma a evitar fornecer informações defasadas aos potenciais leads.

 

  1. Perda do contato: com um simulador que oferece um valor diretamente ao potencial lead, ele julga de maneira superficial se as opções oferecidas atendem às suas necessidades ou não. Como essas ferramentas são focadas em preço, ao ver valores acima do que ele julga justo, já recusa entrar em contato para obter mais informações. Isso gera a perda de um potencial lead qualificado, uma vez que ao utilizar a ferramenta é porque possui interesse na contratação de um plano, mas desiste antes de receber a proposta completa. 

 

  1. Perda do atendimento humanizado: apesar da evolução rápida da adoção de canais digitais para vendas online, alguns produtos de proteção pessoal ainda dependem muito da consultoria de um especialista.  O contato humanizado permite a coleta de dados complementares para melhor qualificação dos leads, permitindo uma avaliação completa de suas necessidades e expectativas, além do estabelecimento de rapport entre o cliente e o corretor, o que será preponderante para concretizar a venda. 

 

  1. Análise incorreta de perfil: o simulador de plano de saúde funciona baseado apenas em alguns dados gerais do cliente, suficientes para realizar a busca de valores no banco de dados. Sem mais informações, não é possível considerar as particularidades do prospect, de forma a oferecer a  melhor opção para seu perfil.

Conclusão

Dependendo dos produtos escolhidos pela corretora para ofertar aos seus clientes, deve-se considerar a construção de um site funcional, com informações relevantes para o público alvo, de forma que possa ser o principal canal de contato com clientes e prospects em toda sua estratégia de marketing. 

 

Quanto mais simples os produtos ofertados, mais fácil será criar uma jornada do cliente, no qual poderá levar o lead às ações desejadas, podendo gerar resultados muito mais relevantes para a sua empresa. E para produtos que demandam muitas informações técnicas o ideal é construir uma captação de contatos para que os consultores possam desenvolver sua consultoria junto aos prospects.

 

A Moltrio oferece soluções ideais para sua estratégia de marketing e gestão dos negócios fechados. Você pode adicionar em seu site um formulário integrado com o seu CRM, de forma com que assim que um cliente busque o seu contato, ele seja automaticamente direcionado para um vendedor, que poderá oferecer um atendimento personalizado, humanizado e de qualidade, com impacto positivo, trazendo resultados efetivos para sua empresa.

 

Converse conosco e saiba como ter essa ferramenta e muitas outras na sua empresa, de forma dedicada à sua realidade e feito por quem conhece o mercado!

 

Conteúdos que você também pode gostar