Home-office e isolamento social: um guia definitivo para sem bem-estar

A pandemia trouxe diversas mudanças em nossa sociedade, impactando economia, vida social e nossa saúde. A maior dificuldade para muitos é saber lidar com esse novo cotidiano, no período de quarentena. Diversas empresas disponibilizaram o home office, uma ótima alternativa de não parar o trabalho e se proteger do vírus.

Para muitos, esse método de trabalho é novidade, e como se adaptar a esse cenário? Embora você possa trabalhar no conforto da sua casa e em um ambiente mais acolhedor, a grande dificuldade é ter disciplina e se manter focado.

O modelo já é uma tendência em grandes cidades, nas quais as pessoas passam muito tempo em trânsito para chegar ao trabalho ou às reuniões. Muitas empresas usam o modelo misto, em que liberam o home-office uma ou duas vezes por semana, ou quando o funcionário necessitar.

A prática vem a calhar em momento de necessidade de quarentena, pois o trabalhador pode produzir normalmente, dependendo da natureza de seu trabalho, ou pode produzir de maneira adaptada, em alguns caso.
Quem já está acostumado, certamente está tirando de letra. Mas, muitas pessoas não estão acostumadas ou não possuem, em casa, condições favoráveis à concentração no trabalho.

 

Como ter um home office produtivo em 5 passos.

1. Estabeleça horários e tenha um planejamento

Esse é para muitos o maior desafio, quando se vai ao local de trabalho, se tem prazo para chegar e sair, já em casa é você quem dita. Respeitar o horário do expediente e se concentrar em realizar seu trabalho durante esse período, é fundamental para um bom desempenho. Deixando o trabalho menos cansativo e ajudando a cumprir prazos.

Também é importante ter um planejamento, então antes de iniciar de fato suas tarefas, tenha em mente o que precisa ser realizado no dia (telefonemas, envio de e-mails, entrega de trabalhos, reuniões, etc.) para que assim possa organizá-las de maneira mais efetiva, e garantir o cumprimento de todas.

 

2. Defina um local de trabalho.

Assim como uma rotina de horários, definir um lugar fixo para trabalhar é fundamental. Ter familiares e amigos em casa pode ser um obstáculo para o bom desempenho, então com horários e um local bem definido, fica mais fácil das pessoas que convivem com você, respeitarem seu momento de trabalho, não interferindo.

Outrossim é importante garantir que tenha todas as ferramentas necessárias sejam elas, notebook, internet, impressora, telefone, e o que precisar para o home office. Vale ressaltar os Softwares, devem ser instalados previamente, pois o download pode demorar horas.

O espaço que você escolher também influencia na sua produção. Se possível, escolha um lugar silencioso, arejado, com boa iluminação e que seja confortável (não vale escolher o sofá!). Uma boa postura é essencial para seu bem estar e um bom dia de trabalho. Saiba qual a postura correta para se trabalhar em frente ao computador.

 

3. Roupas e higiene!

Home office não é sinônimo de pijama! Tomar aquele banho e colocar boas roupas ajudam muito no bom desempenho. Estar bem arrumado nos deixa mais animados para realizar as atividades do dia.

Então deixa a preguiça de lado, e se arrume para o trabalho!

 

4. Não esqueça de uma boa refeição!

Assim como trabalhar dentro de um ambiente profissional, é necessário respeitar seu horário de almoço e pequenos intervalos. Defina um horário para o almoço, e nesse período deixe todo o trabalho de lado.

Ter pequenos intervalos de descanso também são importantes, programe-os durante seu turno para dar aquela esticada nas pernas, ir ao banheiro e até fazer uma boquinha.

A alimentação pode influenciar muito em nossa disposição, por isso, ter uma alimentação saudável ajuda não apenas na nossa saúde, mas em nos sentirmos melhores. Saiba sobre a importância das frutas na nossa alimentação.

 

5. Tenha metas!

Se você está seguindo o passo a passo, já tem seu dia planejado, horários estipulados, e local de trabalho definido, mas no fim do dia qual o resultado? Tenha seus objetivos claros, e bem elaborados. Passar por escrito seu plano de ação e suas metas ajuda muito a evitar distrações e fugas das tarefas mais importantes a serem realizadas.

Um ótimo método é elencar todas as tarefas que devem ser cumpridas, e depois categorizar as mais importante, as menos importantes e a urgência de cada uma delas, e seu objetivo de conclusão no fim do dia. Assim, você vai eliminando o acúmulo de tarefas, e até se adiantando, deixando seu tempo mais livre para estudar meios de aperfeiçoar sua função.

Obs.: Não coloque metas fáceis para serem cumpridas no dia. Embora você possa não alcançar uma meta maior, te dá um maior incentivo para realizar e ir atrás daquela grande meta! Metas muito fáceis podem causar desânimo, e até mesmo fazer você se dispersar por saber que vai alcançá-las.

Seguindo esses passos, você consegue aproveitar melhor tanto seu dia de trabalho, como em casa, estando disposto a colocar outras coisas em dia e realizar mais atividades.

 

 

Cuide também de saúde mental

Além de seguir as recomendações para proteger a nossa saúde física e a de nossos familiares e amigos, é fundamental cuidarmos da nossa saúde mental. Com mais bem-estar, somos mais produtivos e felizes, o que nos ajuda a superar este momento com mais facilidade. Por isso, vamos reforçar algumas práticas para que todos possam passar por esta fase da melhor forma possível e cuidando da mente. Confira e compartilhe!

1. A informação é uma aliada, o excesso dela não

Escolha fontes confiáveis para se informar e faça isso em apenas alguns momentos do dia. Busque se inteirar sobre outros assuntos, não apenas a pandemia.

 

2. Movimente seu corpo

Exercitar o corpo tem relação direta com o nosso estado mental. Por isso, mesmo em casa, busque praticar exercícios físicos, meditação, yoga etc. A internet está repleta de sugestões e dicas. Se você está fazendo home office ou descansando depois do trabalho, evite ficar o tempo todo sentado. Faça algumas pausas, caminhe, alongue-se.

 

3. Coma bem e durma bem

Manter uma dieta saudável e dormir bem tem repercussões não apenas em nosso sistema imunológico, como também em nosso humor. Esteja sempre acompanhado de uma garrafinha d’água, se possível, pois hidratar-se adequadamente também é fundamental.

 

4. Conecte-se com as pessoas

É bom relembrar: tenha a tecnologia como aliada neste período, sobretudo para manter a proximidade com os colegas de trabalho, amigos e familiares.

 

5. Fale sobre seus sentimentos

Algo está te preocupando? Não deixe isso consumir você. Compartilhe com familiares ou amigos de confiança. Juntos, vocês podem se apoiar e encontrar as melhores soluções.

 

6. Reduza o estigma

Ninguém é culpado por estar com o vírus. Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda evitar termos como “casos de covid-19” ou “vítimas”, “famílias de covid-19”, “adoentados”. No lugar, diga “pessoas com covid-19”, “que estão em tratamento”, ou “se recuperando”.

Conteúdos que você também pode gostar