Qual é o software para corretora de seguros mais adequado?

Apesar da pouca penetração em seguros, o Brasil é o país que lidera o ranking de arrecadação na América Latina. Mas há muito para crescer, juntamente com a maior percepção do consumidor final sobre os riscos, principalmente a partir da pandemia de Covid-19. 

 

Os corretores de seguros são parte importante neste processo, uma vez que são eles que normalmente estão junto com o consumidor final, analisando suas necessidades e propondo as proteções mais adequadas para cada cliente.

 

Diante de tantas opções de produtos seguráveis, bem como outros tipos de proteções complementares, as corretoras de seguros conseguem operar de diversas formas, conforme seu foco de atuação. E, para isso, precisam de ferramentas adequadas para suas operações e gestão do relacionamento com os clientes.

 

Certamente não existe a “melhor ferramenta”, mas sim a que melhor atende às necessidades das corretoras de seguros, cabendo aos seus gestores uma análise detalhada sobre os impactos da mesma em toda sua operação, da pré-venda ao pós-venda e relacionamento com clientes diretos e indiretos.

 

Abordaremos alguns aspectos que devem ser avaliados pelos gestores na escolha de um software para sua corretora de seguros. Esta análise possibilitará que a corretora encontre a ferramenta mais adequada para a distribuição dos produtos elegíveis em sua operação, bem como a gestão do relacionamento com os clientes, viabilizando a alavancagem de seus negócios. 

 

Gestão da produtividade

Uma das principais características de um bom software para corretora de seguros são os ganhos que ele deve proporcionar para a produtividade da empresa como um todo. 

 

Toda tecnologia que é implementada no meio empresarial possui o objetivo de otimizar os processos internos e externos. Um software para corretora de seguros pode eliminar muitas atividades repetitivas e facilitar o acesso à informação correta sobre o cliente no momento do atendimento, otimizando a gestão do tempo de toda equipe. 

 

A implementação de um software na corretora de seguros modifica todo seu modus operandi. Por ser uma mudança importante, será fundamental um planejamento de toda rotina interna da corretora para conciliar as atividades cotidianas com os novos processos internos que deverão ser remodelados

Suporte técnico do software

Suporte técnico do software

 

Ao escolher uma ferramenta para sua corretora deve ter em mente que sua implementação será um trabalho conjunto entre contratante e contratada, portanto, avalie a facilidade de acesso ao suporte técnico do software, bem como a quantidade de materiais disponíveis nas áreas de conhecimento.

 

As ferramentas SAAS, em geral, possuem vários treinamentos em vídeos, que podem ser acessados a qualquer momento, e a equipe da corretora pode otimizar seu tempo avaliando-os enquanto repensa seus processos internos.  

 

Todo sistema faz gestão de dados e os transforma em informações relevantes para tomadas de decisões estratégicas. Para isso é necessário a capacitação contínua dos colaboradores da corretora de seguros, tornando-os cientes da manutenção correta dos dados, para que os objetivos sejam atingidos com a contratação da ferramenta tecnológica.

 

Faz-se necessário reuniões de alinhamento para configurações corretas da ferramenta contratada, sendo normal surgirem dúvidas a respeito das funcionalidades do sistema, e como extrair o melhor resultado de cada uma. Para isso, um suporte técnico com profissionais que conhecem parte das dores de uma corretora de seguros será relevante na solução de suas dúvidas, bem como a apresentação de novos insights para o melhor aproveitamento e entendimento completo do software por parte dos gestores e toda equipe da corretora.

 

É fundamental que a empresa que desenvolve e entrega o software para corretora de seguros saiba ouvir os clientes sobre essas dúvidas e possíveis modificações que gerem evoluções incrementais na ferramenta. Portanto, avalie se a ferramenta que deseja contratar está em constante evolução, pois isso garantirá que, mesmo que sua corretora possa se reinventar e mudar a forma de operar no mercado, ainda poderá manter o mesmo software, evitando novos investimentos.

 

Relação custo-benefício de um software para corretora de seguros

Relação custo-benefício de um software para corretora de seguros

Sabemos que gerenciar uma empresa, mesmo em fase inicial, sem sistemas adequados para a operação é ineficiente e não permite uma visão adequada da evolução da empresa em negócios e captação de clientes. Gestão de negócios em planilhas, que podem ser duplicadas a qualquer momento, sem nenhum controle de versão, deixa os processos mais lentos, confusos, menos efetivos, e com maior possibilidade de erros.

 

Nesse sentido, o mercado de software é bastante competitivo, incluindo o de desenvolvimentos específicos para corretora de seguros. Em razão das especificidades do mercado de seguros e saúde suplementar, muitas empresas trabalham exclusivamente no desenvolvimento desses sistemas para corretoras. 

 

Cada ferramenta, entretanto, suprem determinadas necessidades e possuem funcionalidades específicas para distribuições de um conjunto de produtos e serviços, cabendo ao corretor avaliar a que melhor atende suas necessidades, considerando a relação custo benefício.

 

Ou seja, entender o que o software pode oferecer para a empresa, como otimização de processos, automatização de rotinas, facilidade de acesso e distribuição das informações sobre os clientes e negócios, integração com aplicativos específicos da corretora, facilidade de uso e evolução constante.

 

A avaliação não deve ser centrada no valor de aquisição do software, pois nem sempre é isso que determina o custo benefício para sua corretora de seguros. Além do custo do software, também precisa analisar como todos os processos poderão ser impactados a partir de sua contratação. 

 

É importante lembrar que apenas contratar um software e não usá-lo da forma correta e em sua plenitude será ineficiente no quesito “ganhos de produtividade” e “otimização de processos”.

 

Lembre-se sempre que um software é apenas uma ferramenta, e se não for usada da forma correta e por toda equipe, sua corretora de seguros continuará com muitos processos paralelos, impedindo que sua empresa atinja os objetivos almejados. 

 

Qual é o software para corretora de seguros mais adequado?

Qual é o software para corretora de seguros mais adequado?

Levando todos esses aspectos em consideração, fica mais palpável responder essa pergunta. O software mais adequado para a corretora é justamente aquele que proporciona mudanças inovadoras para a empresa, aumenta a produtividade interna, otimiza a gestão do tempo e possui um custo benefício adequado.

 

Nesse sentido, o software da Moltrio possui todas essas características. Formada por profissionais com expertise em Seguros e Saúde, a Moltrio oferece produtos para Gestão de Corretoras de planos de saúde, Corretoras de Seguros e Consultorias de benefícios.

 

Com um sistema focado na gestão do relacionamento, a empresa oferece soluções de tecnologia que multiplicam os negócios dos clientes com integração e responsabilidade, proporcionando um sistema completo para diversas corretoras de seguros do mercado. 

Conteúdos que você também pode gostar