Gestão de risco em saúde como fator de equilíbrio financeiro em contratos

Situações indesejadas são sempre motivo de preocupação para as corretoras e operadoras de planos de saúde. Ser prejudicada no momento em que o paciente mais precisa de seu serviço pode causar diversos problemas e agravar ainda mais a situação. Falar em gestão de risco em saúde é justamente criar mecanismos para que se identifique com antecedência quais são estes riscos e assim poder minimizá-los ou até mesmo evitá-los.

Em live transmitida em nosso canal do Youtube, João Batista, CEO da MetaInfo, empresa especializada no processamento inteligente de dados para o gerenciamento de riscos em saúde, ressalta que este é um grande desafio. “Primeiro de tudo, é obrigatório que se tenha um médico para se responsabilizar pelo sigilo clínico destes dados. Feito isto, depois que recebemos os dados dos clientes parceiros, vamos processar as informações e disponibilizar tudo de maneira online. Assim o acesso aos relatórios gerados fica mais ágil e acessível. Nosso papel é buscar essa atualização para que no final o contrato financeiro seja saudável e equilibrado”. 

Por isso é fundamental que as corretoras tenham um departamento de gestão de risco em saúde bem estruturado ou então procurem empresas capazes de atendê-las neste quesito. É só a partir da análise destes dados que são produzidos os relatórios, que podem subsidiar reajustes ou planos de ações para a promoção da saúde dentro da empresa. 

A importância de analisar os dados com a gestão de risco em saúde

São os gráficos, demonstrativos, rankings e tabelas com indicadores clínicos e financeiros, gerados a partir da gestão de risco de saúde, que irão permitir que uma estratégia consistente e efetiva seja aplicada nas operadoras e corretoras. A capacidade de análises são inúmeras, podendo ser feitas por mês, por região, por beneficiário, por idade, procedimento ou até mesmo por prestador. 

É um trabalho realizado em parceria, portanto, a empresa contratada ou o departamento responsável pela gestão de risco em saúde deve ser transparente e passar confiança na hora de fornecer as soluções. Lembrando que o plano de ação a ser desenvolvido sempre deve estar de acordo com as necessidades e realidade da corretora. 

O que é possível fazer quando se tem uma eficiente gestão de risco em saúde

Gestão de risco em saúde como fator de equilíbrio financeiro em contratos

Ao fazer uso de tecnologias para gestão de risco em saúde, a corretora tem a vantagem de ter uma atualização constante das informações, pois os dados novos continuam a ser carregados. O acompanhamento desta evolução permite que as empresas tratem de seus beneficiários, antes que as questões preventivas virem urgências. 

Com isso, é possível direcionar as campanhas de marketing para as corretoras de seguros gerarem conteúdos relevantes e condizentes com o cenário em que elas se encontram. Dividir e segmentar as campanhas, já sabendo o que se quer com elas, resulta em economia de dinheiro. 

Faz parte da gestão de risco em saúde ajudar a equilibrar os recursos financeiros que são utilizados, evitando assim o desperdício em publicidade equivocadas ou em outras áreas. Por exemplo, caso a corretora ou a operadora tenha a necessidade de focar em ações para pacientes ortopédicos, ela pode separar planos de ação específicos para aqueles que somente fazem fisioterapia ou para aqueles que já passaram por uma cirurgia. 

Essa criação de conteúdo e a escolha dos formatos e plataformas depende das intenções, mas são fundamentais porque passam a sensação para o beneficiário de que ele está sendo cuidado e que a operadora se importa com ele. 

Se formos analisar os dados de natalidade, a gestão de risco em saúde dá a oportunidade de fragmentar essas informações em gestantes, mulheres que já passaram pelo parto e mulheres que estão fazendo processos de fertilização. Ao olhar para estes indicadores tão bem estruturados, as tomadas de decisões ficam muito mais rápidas. Já se sabe qual é o grupo de maior risco e assim pode-se evitar futuros gastos, orientando esta parcela da população. 

Neste caso, estamos falando de situações que podem ser previstas e acompanhadas, como um parto ou questões de obesidade. Já um acidente de moto não é possível prever e para casos assim é preciso olhar de uma maneira diferente, pois nem sempre o risco é negativo. Há situações em que ele se torna positivo porque é capaz de produzir outras oportunidades. 

Como fica a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados e os dados de clientes

Gestão de risco em saúde como fator de equilíbrio financeiro em contratos

Para lidar com todas estas informações sem infringir a LGPD é necessário investir na proteção de dados. O Conselho Federal de Medicina já determinava o sigilo de dados sensíveis e agora com a LGPD as corretoras possuem mais esta responsabilidade. 

A estratégia adotada para garantir este sigilo é a anonimização. O que importa para o levantamento de gestão de risco em saúde são os dados demográficos dos beneficiários, como gênero, faixa etária e titularidade. Sendo assim é possível analisar e apresentar dados clínicos dos pacientes e seu consumo sem divulgar as informações pessoais que são protegidas por lei.

Diante de tantos desafios é preciso que os corretores busquem treinamentos e se qualifiquem para lidar com estes dados. A implementação de um sistema de gerenciamento de riscos não pode resultar em danos para os beneficiários e para as empresas. Todos os corretores precisam estar familiarizados com as regras que norteiam a LGPD e devem saber atuar em conjunto com ela. 

 

Conheça o sistema Moltrio

Sabendo que a tecnologia para corretoras de seguros é imprescindível, a Moltrio fornece softwares capaz de gerenciar todas as oportunidades de negócio da sua equipe em um único lugar. Além de um funil de vendas personalizado, com a Moltrio é possível centralizar todas as demandas do pós-venda e ainda realizar movimentações e conferências eletrônicas das faturas dos clientes corporativos. 

Ficou interessado? Fale conosco, agende uma demonstração gratuita e descubra como podemos te ajudar. Ao contratar nosso software, você terá à disposição um suporte técnico especializado. 

Acompanhe também as atualizações do setor no nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece na nossa agenda mensal de divulgação dos eventos. Em novembro, haverá diversas oportunidades onlines e gratuitas para você participar.  

 

Conteúdos que você também pode gostar